Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5555
Type: | Trabalho de conclusão de especialização |
Title: | De Iguassú a Duque de Caxias: o processo de urbanização do início do século XX ao final da década de 1970 |
Author(s)/Inventor(s): | Rodrigues, Thiago Coutinho |
Advisor: | Fridman, Fania |
Abstract: | Essa pesquisa busca analisar o processo de urbanização de Duque de Caxias. Para tal, recorremos a um recorte histórico que se estende do início do século XX, até o final da década de 1970. A pesquisa debruça-se em alguns fatores importantes, como a chegada das ferrovias, as obras de saneamento, a construção de vias de acesso entre Caxias e a cidade do Rio de Janeiro, a emancipação, a chegada dos migrantes e a proliferação dos loteamentos. Buscamos retratar como as intervenções promovidas pelo poder público alteraram a geografia e a ocupação do município. Através de uma intensa pesquisa bibliográfica e documental pudemos corroborar com a bibliografia referente à Baixada Fluminense, entendendo e contando como a proximidade com a capital federal teve fundamental importância para as transformações urbanas e o crescimento populacional. Passamos pela formação da cidade-dormitório até a origem de um subcentro dentro da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A proximidade com o Rio de Janeiro e o fato de Caxias ter sido uma área de passagem de mercadorias que vinham do interior do país em direção a capital federal promoveu uma curiosa ocupação dos terrenos do município, tornando-a uma periferia da cidade do Rio de Janeiro, onde os trabalhadores das classes baixas acabaram fixando-se. Porém isso só foi possível devido às obras de saneamento e a chegada das ferrovias que facilitaram a ocupação da área e o crescimento do número de loteamentos. |
Abstract: | This research analyzes the process of urbanization in Duque de Caxias. To this end, we resort to a historical period that extends from the beginning of the twentieth century until the late 1970s. The research focuses on some important factors such as the arrival of the railroads, sanitation works, construction of access roads and the city of Caxias in Rio de Janeiro, emancipation, the arrival of migrants and the proliferation of subdivisions. We seek to portray as the interventions promoted by the government that changed the geography and occupation of the city. Through an extensive research for the literature and documents could corroborate the literature on the Lowlands, we understand and consider as the proximity of the federal capital which had a decisive importance for population growth and urban changes. We passed through the formation of the dormitory town until the formation of a sub-center within the metropolitan area of Rio de Janeiro. The proximity of the Rio de Janeiro and the fact Caxias was a transit area for goods coming from the interior toward the federal capital hosted a curious occupation of land in the city, making it an edge of the city of Rio de Janeiro where workers from the lower classes Just settling. But there that was only possible due to sewage works and the arrival of railroads which promoted the occupation of the area the growing number of subdivisions. |
Keywords: | Urbanização Loteamento Crescimento populacional Duque de Caxias (RJ) Nova Iguaçu (RJ) |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::HISTORIA URBANA |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional |
Production unit: | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 30-Mar-2012 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Política e Planejamento Urbano |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCRodrigues-min.pdf | 480.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.