Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5689
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Utilização didática de ferramentas virtuais gratuitas no ensino superior de química
Author(s)/Inventor(s): Freitas, Giovanni Offrede
Advisor: Machado, Sérgio de Paula
Abstract: Selecionou-se e avaliou-se três programas gratuitos acerca de suas aplicações didáticas, a saber, a simulação em HTML Molecule Shapes, a ferramenta online MolView e o software Avogadro. Propôs-se exemplos de tais utilizações, após se discutir as características de cada programa. Concluiu-se que a aplicação das ferramentas requer diferentes abordagens e interferências do docente, de acordo com suas funcionalidades, e que somente uma ferramenta desenvolvida com o intuito didático pode atingir um aproveitamento máximo de suas capacidades.
Keywords: Didática
Ensino superior
Ensino de química
Tecnologia educacional
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Nov-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giovanni Offrede Freitas.pdf305.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.