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http://hdl.handle.net/11422/580
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital |
Author(s)/Inventor(s): | Lima, Pedro Gabriel Gonçalves de |
Advisor: | Costa, Cristiane Henriques |
Abstract: | Este trabalho visa analisar o jogo Gone Home a partir do pressuposto de que a linguagem dos jogos de videogame não é apenas um desdobrar de mídias analógicas, mas um desenvolvimento destas e um espaço de criação de novos paradigmas possibilitados pelo meio digital. Para tanto, utiliza-se do conceito de literatura ergódica de Espen J. Aarseth e da análise dos novos desafios da narrativa no meio digital de Janet Murray. Também faz uso dos conceitos de obra aberta de Umberto Eco e de círculo mágico de Johan Huzinga, atualizando-o a partir da análise de Jesper Juul. Por fim, a conclusão aponta para a compreensão de que a mídia digital utiliza conceitos já desenvolvidos em mídias anteriores, mas, principalmente, é um novo meio, com uma linguagem própria e que demanda critérios específicos para a análise de suas especificidades. |
Keywords: | Gone Home Meio digital Literatura ergódica Literatura digital Círculo mágico Videogame |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 7-Mar-2016 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | LIMA, Pedro Gabriel Gonçalves de. Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital / Pedro Gabriel Gonçalves de Lima. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Appears in Collections: | Comunicação - Produção editorial |
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