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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Paula, Raphael Miranda Saavedra de
Advisor: Fernandez Júnior, Fernando Ewerton
Abstract: Análise do processo de popularização que o MMA sofreu no Brasil nos últimos anos, mais precisamente depois que a Rede Globo, a maior emissora de televisão do país, passou a exibir alguns eventos organizados pelo Ultimate Fighting Championship (UFC) em sua grade. Para tanto, é traçado um histórico do vale-tudo desde o seu início, com a Família Gracie no século XX, passando pelas primeiras tentativas de misturar diferentes artes marciais, até a criação do Mixed Martial Arts (MMA), conceito que engloba o esporte atualmente. Durante o trabalho, são analisados como a criação de ídolos foi importante para popularizar o esporte no Brasil, como Hélio Gracie, o primeiro grande lutador do país, e depois com Anderson Silva, que se transformou em uma figura midiática com as suas vitórias no octógono. Além disso, buscou-se entender a importância dos meios de comunicação nesse processo, principalmente com a televisão, que impulsionou o esporte e ajudou na sua popularização.
Keywords: Jornalismo esportivo
Artes marciais
Televisão
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Mar-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PAULA, Raphael Miranda Saavedra de. UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

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