Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/581
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLins, Consuelo-
dc.contributor.authorNogueira, Renata Negrelly-
dc.date.accessioned2016-06-24T19:06:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:35Z-
dc.date.issued2004-11-22-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Renata Negrelly. Propaganda ideológica no cinema: análise comparativa dos filmes um homem com uma câmera, de Dziga Vertov, e o triunfo da vontade, de Leni Riefenstahl. 2004. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/581-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPropaganda ideológicapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectOrientação ideológica nazistapt_BR
dc.subjectOrientação ideológica socialistapt_BR
dc.titlePropaganda ideológica no cinema: análise comparativa dos filmes um homem com uma câmera, de Dziga Vertov, e o triunfo da vontade, de Leni Rifenstahlpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6656585766641643pt_BR
dc.contributor.referee1Gallotti, Luiz Solon Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488pt_BR
dc.contributor.referee2Lissovsky, Mauricio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8617902192670705pt_BR
dc.description.resumoEstudo da manifestação da propaganda ideológica no cinema, tendo por base a análise comparativa dos filmes Um homem com uma câmera (1929), de Dziga Vertov, e O triunfo da vontade (1935), de Leni Riefenstahl. A partir de exame detalhado dos filmes em si e da leitura crítica de material sobre eles, é desenvolvido um estudo acerca de seus pontos de convergência e de divergência, enquanto material de propaganda, em termos de temática, de linguagem e de abordagem do espectador. Procura-se apontar a reflexão acerca das propriedades do cinema enquanto mídia para propaganda e do papel da arte como instrumento da política, considerando-se o contexto em que foram produzidos os filmes (sendo um de orientação ideológica socialista e o outro nazista).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RNogueira.pdf453.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.