Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMonteiro, Júlia Gouveia de Melo do Rego-
dc.contributor.authorVargas, Eduardo Raupp de-
dc.date.accessioned2018-11-26T15:14:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:08Z-
dc.date.issued2018-01-01-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Júlia Gouveia de Melo do Rego; VARGAS, Eduardo Raupp de. Estratégia ambidestra em redes de restaurantes: o dilema "padronização vc inovação". Revista Alcance, v. 25, n. 1, p. 20-37, jan./abr. 2018. ISSN: 1983-716X.pt_BR
dc.identifier.issn1983-716Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5842-
dc.description.abstractRestaurants that expand through replication face two challenges: the pursuit of exploration and exploitation. On one hand, exploration is linked to the idea of creating new processes and routines i.e. innovation. On the other hand, exploitation is the ability to refine existing processes, i.e. to standardize successful routines. An ambidextrous strategy simultaneously pursues these two capabilities. Companies have two ways to promote ambidexterity. Contextual ambidexterity assumes that the same group can perform both exploration and exploitation. Structural ambidexterity, meanwhile, involves the formal separation of organizational structures dedicated to exploration/exploitation. This study seeks to understand how restaurant chains promote ambidextrous strategies,taking as its point of departure the trade-off between innovation and standardization. A qualitative study was conducted, based on the case study method, analyzing nine restaurant chains in the city of Rio de Janeiro from the perceptions of their strategic managers. This study was able to identify two levels of structural ambidexterity in restaurant chains: natural and deliberate. Similarly, different degrees of engagement were found with the ambidextrous strategy in contextual form: the company management, the restaurant unit, and at individual level, with the employees of the unit.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípt_BR
dc.relation.ispartofRevista Alcancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbidestriapt_BR
dc.subjectExplorationen
dc.subjectExploitationen
dc.subjectAmbidextrouspt_BR
dc.subjectRestaurantespt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.titleEstratégia ambidestra em redes de restaurantes: o dilema padronização vs inovaçãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoRestaurantes que se expandem por meio de replicação enfrentam dois desafios: a busca por exploration e exploitation. De um lado, exploration está ligada à ideia de criação de novos processos e rotinas de inovação. Por outro, exploitation é a capacidade de aperfeiçoar processos já existentes, ou seja, de padronizar rotinas bemsucedidas. Perseguir simultaneamente essas duas capacidades é possuir uma estratégia ambidestra. Diante desse dilema, existem duas formas de ambidestria: contextual e estrutural. A ambidestria contextual parte da premissa que exploration e exploitation podem ser desempenhadas pelo mesmo indivíduo ou equipe de trabalho. A ambidestria estrutural, por sua vez, consiste na separação formal de estruturas organizacionais dedicadas à exploration/exploitation. Este estudo procura responder de que forma ocorre o gerenciamento de estratégias ambidestras em redes de restaurantes, tendo como ponto de partida o trade-off entre inovação e padronização. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, baseada no método de estudo de caso, analisando nove redes de restaurantes do Rio de Janeiro, a partir da percepção de seus gestores estratégicos. Foi possível identificar dois níveis de ambidestria estrutural nas redes: a natural e a deliberada. De forma análoga, o estudo encontrou diferentes graus de engajamento das redes com a estratégia ambidestra na forma contextual: na cúpula da empresa, na unidade dos restaurantes e no nível individual dos funcionários das unidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto COPPEAD de Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUnivalipt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage20pt_BR
dc.citation.epage37pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo Raupp - Estratégia ambidestra em redes de restaurantes....pdf251.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.