Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5893
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBartholomeu, Cézar Tadeu-
dc.contributor.authorFlor, Rubia Vanessa Fernandes de Souza da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-30T15:43:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFLOR, Rubia Vanessa Fernandes de Souza da Silva. Luiza Baldan e a construção da história do tempo presente: possíveis relações entre arte e história do tempo presente. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escolas de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5893-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectPesquisa históricapt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectBaldan, Luizapt_BR
dc.titleLuiza Baldan e a construção da história do tempo presente: possíveis relações entre arte e história do tempo presentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0982042022247556pt_BR
dc.description.resumoObserva a necessidade de pensar a história do tempo presente, conceito difundido principalmente na França e que sofreu resistência no meio acadêmico para ser reconhecido devido às dificuldades de encontrar a precisão dos fatos em uma história que está em acontecimento. Pretendo pensar a relação da arte e a história do tempo presente. Proponho explorar a função do artista como um possível coautor de uma história do tempo presente, analisando uma série de fotos da artista brasileira Luiza Baldan. As fotografias da artista são caracterizadas muitas vezes pela presença de construções comuns à arquitetura moderna. Ao fotografar esses espaços ela consegue nos revelar uma infinidades de memórias individuais e coletivas até então escondidas nos espaços públicos e privados das cidades. O objetivo do trabalho é averiguar se essas memórias reveladas e algumas vezes inventadas pela artista possuem potência para serem consideradas história ou se as obras de Luiza remetem a uma historiografia da arte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFlor.pdf652.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.