Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6416
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Memória e jornalismo no facebook: a dupla ressignificação dos editoriais de O Globo e Folha de S Paulo sobre a Ditadura Militar no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Frumento, Eduardo Jamnik
Advisor: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Abstract: Investiga como o jornalismo e as redes sociais estão diretamente relacionadas em uma sociedade que vive um boom de memória. Os jornais Folha de S. Paulo e O Globo cientes deste entrelaçamento entre a imprensa e a memória rememoraram quase cinquenta anos depois sua participação na Ditadura Militar, que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985. Estes jornais foram parte importante no processo de manutenção dos militares no poder, mas hoje são vítimas da memória do grande público que ainda os associa aos militares. Tentando recontar parte do passado, os jornais lançaram mão de editoriais que reconhecem o erro em apoiar o Golpe, mas não contavam com a repercussão das redes sociais e as novas configurações da memória neste meio digital. Essas discussões levaram a uma dupla ressignificação da memória, em que embora os impressos e os grandes grupos buscassem recontar parte do seu passado foram confrontados pelos usuários das redes sociais de suas reais intenções com este processo.
Keywords: Memória
Jornalismo impresso
Redes sociais
Facebook
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FRUMENTO, Eduardo Jamnik. Memória e jornalismo no facebook: a dupla ressignificação dos editoriais de O Globo e Folha de S Paulo sobre a Ditadura Militar no Brasil. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EFrumento.pdf708.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.