Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6417
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais
Author(s)/Inventor(s): Santos, Fabiana Maia
Advisor: Michel, Ricardo Cunha
Abstract: Um dos problemas do Ensino Médio hoje é o Ensino de Química devido à grande dificuldade que os alunos tem de compreender os conceitos de Química. Segundos os alunos, essa dificuldade acontece pelo fato da Química ser uma ciência abstrata e complexa e necessidade de memorizar fórmulas e equações químicas. O professor como educador tem um papel importante como mediador afim de melhorar o ensino-aprendizagem. Para isso são diversos os recursos didáticos utilizados, como recursos audiovisuais, aulas experimentais, livros etc. O trabalho de projeto final de curso elabora uma metodologia de criação de roteiros experimentais para turmas de 2º ano do Ensino Médio que acompanhem os conteúdos teóricos ensinados, cuja finalidade é facilitar a vida do professor e melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos.
Keywords: Laboratórios
Ensino de química
Análise instrumental
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Mar-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiana Maia Santos.pdf741.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.