Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6418
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A química, meio ambiente e a sociedade: fazendo uma educação ambiental consciente |
Author(s)/Inventor(s): | Val, Leonardo Nogueira |
Advisor: | Riehl, Carlos Alberto da Silva |
Abstract: | A Educação Ambiental não deve ser vista como uma disciplina eletiva ou contextualizada dentro de outras de maior influência do conhecimento humano. Ela deve ser vivida diariamente por todos os cidadãos brasileiros, conscientes de que suas ações interferem diretamente ou indiretamente no Meio Ambiente e encará-lo como um ser vivo, do qual fazemos parte simbioticamente. A educação é tudo, transforma o ser, a sua consciência e a seu espírito, será somente desta forma que conseguiremos mudar o panorama mundial atual, onde catástrofes naturais acontecem devido aos anos e anos de descuido e descaso com a Natureza e o quanto antes fizermos será melhor para nós mesmos. O presente trabalho têm como proposta apresentar a variedade de temas que podem ser desenvolvidos nas turmas de educação infantil, ensino fundamental e médio, além de servir como uma visão ampliada do que seja Educação Ambiental, pois esta não se restringe só ao ensino de Ecologia, mas esta de forma contextualizada em áreas como o Direito (Ambiental, Civil, Penal), Economia, Sociologia, História e Química, além de outras áreas do conhecimento humano. |
Keywords: | Meio ambiente Sociedade Educação ambiental Sustentabilidade Ensino de química |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 5-Dec-2008 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Leonardo Nogueira Val.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.