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http://hdl.handle.net/11422/6475
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Análise da produção técnico-científica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro voltada para área de educação |
Author(s)/Inventor(s): | Barbosa, Nathália Terra |
Advisor: | Faria, Roberto de Barros |
Co-advisor: | Nascimento, Juliana Rangel do |
Abstract: | Passados pouco mais de 15 anos da criação do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ), o trabalho de pesquisa objetiva avaliar o impacto da sua produção técnico-científica voltada para a área de Educação em Química, considerando-se tanto o corpo docente como o discente. Como parâmetro de comparação, um estudo semelhante foi realizado com o referido curso do Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ/UnB). A escolha se baseou no fato de ambas as instituições públicas apresentarem históricos semelhantes. As duas universidades são federais, tiveram seus cursos criados no mesmo ano e, portanto, apresentam o mesmo tempo de existência; além de se encontrarem situadas em cidades de grande importância no cenário sócio-políticoeconômico do país. Sendo assim, foram levantadas as informações referentes ao histórico de formação dos cursos, considerando-se objetivo e estratégias iniciais; e, também, os dados relativos ao número de docentes e discentes, fazendo-se a distinção entre os cursos de Licenciatura em Química e Química com Atribuições Tecnológicas. Em seguida, foram obtidos dados de produção e orientações do IQ de ambas as universidades e, por fim, calculou-se o percentual dessas obras voltado para área de educação e ensino. Após uma etapa de tratamento dos dados coletados para que fossem apresentados de forma consistente, significativa e sistemática, pode-se concluir ser escassa a produção em Ensino de Química, apesar de haver mais alunos no curso de Licenciatura do que no curso de Química com Atribuições Tecnológicas. O IQ/UFRJ não apresentou produção compatível a do IQ/UnB, sendo a desse último mais expressiva na área que se pretendeu analisar. Os dados obtidos permitiram inferir que não há no IQ/UFRJ dados que evidenciem um investimento em pesquisa sobre a didática das ciências. Frente aos resultados, foram sugeridas iniciativas que visam promover uma reflexão acerca do papel do curso de licenciatura, seus objetivos e cumprimento do papel na formação docente. |
Keywords: | Educação química Produção científica |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 6-Aug-2009 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
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Nathália Terra Barbosa.pdf | 314.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
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