Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6509
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A avaliação dos sistemas escolares e a subordinação às demandas do mercado: o caso dos exames SAERJINHO no estado do Rio de Janeiro |
Author(s)/Inventor(s): | Monteiro, Ana Carolina |
Advisor: | Ribeiro, Luiz Cláudio dos Santos |
Abstract: | Neste trabalho, propomo-nos a investigar os enfoques e as ações voltados à implantação/aplicação da avaliação bimestral SAERJINHO na rede pública de ensino no Estado do Rio de Janeiro, especialmente na área de Química, entre 2011 e 2014, identificando no modus operandi dos agentes públicos locais o comprometimento com as demandas do sistema de produção internacionalizado e orientado pelos interesses mercadológicos. Debruçamo-nos sobre as questões acerca da concepção de Escola e das funções do Sistema de Ensino Estadual que se devem ajustar aos modelos gerenciais ultimados pelo exame SAERJINHO. Apontamos que essa gestão por resultados, com forte componente meritocrático, visa a atingir uma economia de recursos destinados à Educação Básica, através da lógica gerencial de racionalização de custos do tipo empresarial e do acionamento de estratégias de cooptação – e de coerção –, com o objetivo de naturalizar o sistema de recompensas e premiações como instrumentos de política pública. Assim sendo, é necessário identificar o papel dos agentes/gestores públicos do Estado do Rio de Janeiro, por um lado, e dos agentes da Escola, por outro, envolvidos nas tramas e contradições que vêm produzindo embates significativos na arena de disputas do campo educacional fluminense. À luz da Sociologia relacional de Pierre Bourdieu, será desenvolvida uma pesquisa documental – a partir de textos legais, discursos, boletins, cartilhas, pôsteres e cartazes – nela procurando-se identificar as retóricas e ações objetivas dos agentes públicos, que evidenciam a submissão dos sistemas escolares locais à lógica e exigência dos mercados globalizados, para cujo intento os mecanismos de avaliação revelam-se instrumentos valiosos. Palavras |
Keywords: | Educação em química SAERJINHO Avaliação |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 25-May-2016 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Carolina Monteiro.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.