Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6513
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Corrosão: uma visão para o ensino médio |
Author(s)/Inventor(s): | Ribeiro, Soraia de Paula |
Advisor: | Nascimento, Juliana Rangel do |
Abstract: | Sabe-se hoje que cabe ao professor de Química despertar nos alunos o caráter investigativo para os mais diversos temas correlacionado ao cotidiano e o pensamento científico. Assim, com o intuito de estabelecer um vinculo entre o estudo de Eletroquímica e o cotidiano dos alunos, são apresentadas diversas formas de abordagem teórica e prática no Ensino Médio para as reações de corrosão que são comuns em nossa sociedade, podendo ser evidenciadas por um de seus produtos que é chamado de “ferrugem”. Este trabalho foi fundamentado na pesquisa em títulos de Ensino Médio e títulos específicos de Corrosão, com adequação da linguagem destes últimos para alunos do Ensino Médio. A sociedade possui uma tecnologia susceptível a fenômenos naturais, tais como os mais diversos tipos de intempéries, mas danos aos materiais podem ser evitados com o uso de revestimentos (pintura) ou revestimento metálico, incluindo também outras formas de proteção como o uso de inibidores de corrosão e biocidas, alcançando uma redução da corrosividade do meio. Após um levantamento bibliográfico em livros de ensino médio, foram relacionados 6 experimentos, ligados a Eletroquímica no Ensino Médio, que podem ser realizados com segurança e praticidade em sala de aula ou laboratório de Química. Sugere-se a aplicação de uma série de perguntas para interpretação dos fenômenos que ocorrem nos experimentos e também sua associação a vida cotidiana. Evidencia-se a possibilidade de exploração e ampliação das atividades teóricas e práticas encontradas neste trabalho, com a utilização de atributos próprios do ser humano que são: curiosidade, atenção, raciocínio e determinação que, em última análise, são respostas naturais do ser humano quando colocados frente a um problema ou desafio. |
Keywords: | Corrosão Eletroquímica Ensino de química |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 3-Dec-2008 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Soraia Paula Ribeiro.pdf | 610.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.