Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6514
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Avaliação da abordagem do modelo quântico em livros de ensino médio |
| Author(s)/Inventor(s): | Neu, Rodrigo da Silva |
| Advisor: | Carvalho, Mauro dos Santos de |
| Abstract: | Este trabalho teve como objetivo analisar a abordagem do modelo quântico em alguns livros de química de ensino médio a partir da seleção de alguns tópicos importantes para a sua compreensão como: introdução às ondas eletromagnéticas e suas características, radiação do corpo negro e energia de quantização, efeito fotoelétrico, espectros de emissão, comportamento ondulatório da matéria, o princípio da incerteza de Heisenberg, as implicações da equação de Schrödinger e a distribuição eletrônica nos orbitais. Embora os livros didáticos selecionados apresentem a maioria destes tópicos, o objetivo e a importância do ensino do modelo quântico não estão bem definidos. O resultado desta análise e a escassez de material didático adequado pretendem formular uma proposta para a abordagem deste modelo. |
| Keywords: | Modelo quântico Ensino de química Livro didático |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Production unit: | Instituto de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 28-Nov-2012 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Rodrigo da Silva Neu.pdf | 203.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.