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dc.contributor.advisorGuerra, Antonio Carlos de Oliveira-
dc.contributor.authorPêgas, Michelle Macedo-
dc.date.accessioned2019-02-17T00:33:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:41Z-
dc.date.issued2015-09-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6515-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.titleAbordando conceitos de química do ensino médio utilizando um jogo didático de tabuleiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7991984241377300pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5320031429476585pt_BR
dc.contributor.referee1Turci, Cássia Curan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Carlos da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5644698631250869pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos um jogo didático de tabuleiro chamado "Organic & Action" relacionado com alguns conceitos de Química Orgânica, como nomenclatura, estrutura química, função e isomeria. O jogo foi concebido e implementado com alunos do ensino médio (15-17 anos) de uma escola pública brasileira no Rio de Janeiro. Nosso objetivo foi revisar e reformular os temas conceituais com os alunos. A utilidade deste jogo como uma ferramenta educacional foi avaliada utilizando uma escala tipo Likert de 5 pontos. Os resultados mostraram que o jogo "Orgânico & Action" foi bem aceito pelos estudantes, como as suas respostas foram predominantemente "concordo totalmente" em ambas as percepções sobre a utilidade do jogo e como uma ferramenta educacional. Os erros conceituais dos estudantes contribuiu para que o professor pudesse levá-los a reavaliar sua resposta usando sugestões ou perguntas adicionais discutidas com a classe. O jogo foi realizado com êxito, motivando os alunos a rever e reformular seu fundo orgânico, proporcionando atividades agradáveis na sala de aula e permitindo a socialização dos alunos. A abordagem tradicional baseada na memorização foi vencida e os alunos foram capazes de lidar com uma excelente ferramenta educacional para discutir alguns assuntos orgânicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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