Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/659
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A experiência social da música: um estudo sobre o consumo cultural juvenil nas festas da Casa Matriz
Autor(es)/Inventor(es): Cura, Tayanne Fernandes
Orientador: Herschmann, Micael Maiolino
Resumo: Os novos tempos sinalizam um processo significativo de transformação e reestruturação das antigas e influentes indústrias culturais do século passado. A crise do business fonográfico e a apropriação de tecnologias digitais interativas, que potencializou o consumo e produção musical alternativos, são apenas alguns aspectos das mudanças em curso. Ao mesmo tempo em que se observa o posicionamento mais autônomo das indies no mercado musical, as tradicionais majors buscam se adaptar ao contexto da crise fonográfica, através do investimento alocado na indústria de entretenimento, associada aos grandes shows e festivais de música. A comercialização de “sensações” e experiências garantem os verdadeiros lucros na atual conjuntura da globalização, na qual a profusão de ofertas de lazer impulsiona diferentes setores da indústria criativa na entrega de um entretenimento diversificado e relevante. O foco da pesquisa é salientar que, assim como os concertos ao vivo, as casas noturnas são espaços culturais fomentadores de uma experiência social e coletiva motivada pela música. O consumo cultural da música preenche simbolicamente um espaço, transformando-o em um lugar familiar para o público frequentador. Nesse sentido, optou-se por um estudo de caso sobre a ambiência e o comportamento de habitués das festas da Casa da Matriz, representante do circuito alternativo de casas noturnas cariocas. A partir da análise desse caso particular, afirma-se que os jovens se organizam em forma de comunidades emocionais, fundadas na relação presencial e nas afinidades, para fins de socialização e atualização do sentimento de pertencimento a uma dada coletividade. Confirma-se também que o consumo musical é elemento essencial na construção de identidades e sociabilidades juvenis no contexto contemporâneo.
Palavras-chave: Música
Experiência
Consumo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CURA, Tayanne Fernandes. A experiência social da música: um estudo sobre o consumo cultural juvenil nas festas da Casa da Matriz. 2013. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/659
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