Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/661
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O estímulo à rebeldia no discurso publicitário: uma análise da influência política das marcas a partir do estudo da campanha Be Stupid
Autor(es)/Inventor(es): Sierra, Eduardo Guilherme Moraes Ferreira
Orientador: Cardoso, Monica Machado
Resumo: Esta monografia se propõe a discutir a influência política das marcas na vida do consumidor jovem a partir do estímulo de comportamentos rebeldes. Observa-se que, no período da modernidade tardia, as formas políticas tradicionais perdem o prestígio e a capacidade de mobilizar a juventude. Ao mesmo tempo, as marcas adotam discursos publicitários que propõem engajamento para as mais diferentes causas. Para ilustrar essa discussão, estudou-se a campanha “Be Stupid’, da marca italiana de jeans Diesel, que incita seus consumidores a adotarem um estilo de vida rebelde, independente e livre de opiniões alheias. O caso é especialmente interessante, pois levanta discussões tanto acerca do poder de influência da propaganda como da capacidade de transformação do jovem contemporâneo.
Palavras-chave: Influência
Semiologia
Marca
Consumo
Jovens
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SIERRA, Eduardo Guilherme Moraes Ferreira. O estímulo à rebeldia no discurso publicitário: uma análise da influência política das marcas a partir do estudo da campanha Be Stupid. 2013. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/661
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