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dc.contributor.advisorRezende, Michelle Jakeline Cunha-
dc.contributor.authorSerrado, Isabella Cardoso-
dc.date.accessioned2019-03-20T14:12:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:46Z-
dc.date.issued2016-09-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6738-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultimídiapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.titleA utilização da multimídia para o ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8174906526130941pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4548828421592989pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Guzzo, Rodrigo Negrelli-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3296342691034794pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Bianca Peres-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6870451695398959pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo Neto, Waldmir Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4908905422036211pt_BR
dc.description.resumoUm dos grandes desafios do ensino de química nas turmas de nível médio é construir uma ponte entre o conhecimento ensinado e o mundo cotidiano dos alunos, estabelecendo uma contextualização com seu dia a dia. Uma excelente estratégia de contextualização e de incentivo para promover o raciocínio dos alunos é a utilização da experimentação em sala de aula. Entretanto, muitos professores não utilizam a experimentação como um recurso pedagógico, pelos motivos mais diversos possíveis, por exemplo, a falta de um ambiente adequado como laboratórios nas escolas, um número exagerado de alunos nas classes, falta de recursos financeiros e o medo relacionado a segurança de todos os envolvidos. Uma alternativa para driblar a falta da experimentação em sala é fazer uso de outras ferramentas como, a multimídia. Uma das grandes vantagens da utilização de um ensino virtual é apresentar ao aluno propostas que não seriam possíveis como a visualização de uma química microscópica, a demonstração de experiências que não seriam possíveis no âmbito escolar por motivos de segurança e/ou espaço físico. A partir disso, o objetivo deste trabalho foi criar uma plataforma virtual de ensino, onde foram abordados alguns conteúdos do currículo mínimo de química utilizado no ensino médio, tendo como suporte materiais no formato de textos, vídeos explicativos e vídeos experimentais. Alguns experimentos utilizando o óleo de soja residual e etanol como reagentes principais foram desenvolvidos, como a produção de biodiesel, produção de sabão e a titulação de óleo de soja virgem e de óleo de soja residual a fim de comparar a diferença de acidez. Todos os experimentos visaram a segurança dos alunos. Os experimentos foram gravados e adicionados ao site, que foi criado pela plataforma wix.com. A expectativa é que o site seja um recurso capaz de aumentar o interesse do aluno, a partir da demonstração e explicação de alguns conteúdos abordados em sala de aula de forma mais didática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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