Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/685
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanal
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, Amanda de Menezes
Orientador: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Resumo: Consideração do atual momento em que vive o mercado de cerveja no Brasil, especialmente o segmento de cervejas especiais que surgiu forte no país despertando a curiosidade e apreço dos consumidores. Desse modo, o presente estudo pretende contribuir para a construção do conhecimento sobre os fatores que influenciam o comportamento e as escolhas de consumidores de cervejas especiais aumentando também o entendimento do papel das experiências associadas ao seu consumo. Além dos dados referentes ao mercado de cervejas especiais, o estudo apresenta como embasamento teórico conceitos relacionados à cerveja, experiência de consumo, segmentação e diferenciação de mercado, posicionamento e imagem de marca, percepção de valor, comportamento do consumidor e os fatores que influenciam os comportamentos de consumo. O trabalho consistiu em pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada por meio de entrevistas em profundidade com cinco entrevistados, consumidores de cerveja artesanal. Notou-se que os resultados levantados no estudo conseguiram atingir seus objetivos iniciais, apresentando relevantes interpretações sobre o tema proposto e contribuindo para a compreensão das informações relacionadas aos comportamentos dos consumidores desse segmento.
Palavras-chave: Experiência de consumo
Cerveja artesanal
Comportamento do consumidor
Marca
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARBOSA, Amanda. A busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanal. 2013. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/685
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABarbosa.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.