Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6853
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dc.contributor.advisorLins, Consuelo da Luz-
dc.contributor.authorSilva, Leonardo Couto da-
dc.date.accessioned2019-03-27T19:19:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:49Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationSILVA, Leonardo Couto da. A paisagem vê, o corpo sente: realismo, dispositivo e sensação em O Canto dos Pássaros de Albert Serra. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6853-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSerra, Albertpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRealismopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.titleA paisagem vê, o corpo sente: realismo, dispositivo e sensação em o canto dos pássaros de Albert Serrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6656585766641643pt_BR
dc.contributor.referee1Maciel, Kátia Augusta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8100404916721779pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Maria Guiomar Pessoa de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1510363787054390pt_BR
dc.description.resumoAnalisa o longa-metragem O Canto dos Pássaros (2008), dirigido pelo cineasta catalão Albert Serra. No filme, vemos a busca dos Três Reis Magos por Jesus, mas sem a presença qualquer dimensão épica ou dramática em sua narrativa. Ao contrário disso, Serra compõe um filme em que o drama se rarefaz em favor da instalação de uma atmosfera cuja temporalidade é bastante lenta. Procuramos compreender como o filme se insere no contexto contemporâneo do que se entende como realismo sensório ou dos sentidos, refletindo sobre as suas rupturas ou continuidades com o cinema moderno. Para isso, investigamos a poética de Serra a partir da ideia de dispositivo, que, em certa medida, substitui a mise en scène, identificando o encontro do corpo com a paisagem como a engrenagem que faz o filme se desenrolar, gerando não significados, mas sensações que fazem com que a experiência cinemática se dê através de outros sentidos do espectador que não apenas a visão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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