Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6944
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Medicamento como tema de contextualização no ensino de química
Author(s)/Inventor(s): Nascimento, Viviane de Assis
Advisor: Teixeira, Viviane Gomes
Co-advisor: Santos, Victor Hugo Paes de Magalhães dos
Abstract: A importância do ensino de química no ensino médio vem sendo justificada pela necessidade de se formar um aluno participativo na sociedade atual, além de desenvolver as habilidades de compreensão e criticidade através da contextualização de assuntos presentes no seu cotidiano. O presente trabalho propõe uma atividade didática abordando o tema “medicamentos” a fim de promover a articulação dos conteúdos de Química pelo aluno de forma contextualizada e dinâmica. Além da aprendizagem, a interação social entre os alunos deve ser explorada, já que a atividade propõe a formação de grupos através da identificação das classes de medicamentos utilizando suas respectivas bulas como material de apoio para explorar os conteúdos de ligações químicas, concentração e estruturas de substâncias orgânicas. A atividade proposta deve ser aplicada no terceiro ano do ensino médio público, pois permite que o aluno desenvolva a habilidade de articular o conhecimento químico já adquirido previamente desenvolvido com situações que estão presentes em seu cotidiano. A proposta desenvolve no aluno a percepção da utilidade dos saberes escolares e as conexões existentes entre os conteúdos disciplinares e o conhecimento desenvolvido ao longo de sua vida.
Keywords: Medicamento
Ensino de química
Interação social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Apr-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Viviane de Assis Nascimento.pdf305.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.