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dc.contributor.advisorEstefen, Segen Farid-
dc.contributor.authorHernández Chujutalli, John Alex-
dc.date.accessioned2019-04-05T17:17:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:53Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7122-
dc.description.abstractWelding process in naval steel plates is widely used in the naval and offshore industry due to its great potential for automation among other advantages. Residual stresses and deformations from the welding process have a significant influence in the performance and reliability of the welded structures. From a thermo-mechanicalmetallurgical numerical model sequentially coupled, developed in a finite element program, the thesis contributes proposing methods that will aid in the study of the influence of metallurgical analysis on residual stresses and deformations in a naval steel plate. The thesis was divided into three models: the thermal, metallurgical and mechanical. In the thermal model, a methodology was proposed to determine the heat source parameters to ensure a suitable temperature distribution, through a mathematical model, experimental data, and numerical models to calibrate and verify the methodology. Different cases were studied, such as weld bead deposition and fillet joint. In the metallurgical model, the deformations were determined due to the phase transformations of the microstructures considering the prior austenite grain size, through a method proposed from welding CCT diagrams. In the mechanical model, the constitutive equations were modified, using the finite element program subroutines to introduce the increments of the deformations due to the phase transformation in the ZTA. Finally, the influence of the phase transformations on the residual stresses and deformations for the naval steel DH-36 was analyzed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia oceânicapt_BR
dc.subjectChapas de aço naval x soldagempt_BR
dc.subjectProjetos de sistemas oceânicos fixos e semi-fixospt_BR
dc.titleModelo Termo-mecânico-metalúrgico de chapa de aço naval DH36 soldada com MAG/Johnpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1506985154991816pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Carlos Antonio Pancada Guedes-
dc.contributor.referee2Payão Filho, João da Cruz-
dc.contributor.referee3Gurova, Tetyana-
dc.contributor.referee4Caprace, Jean-David Job Emmanuel Marie-
dc.contributor.referee5Cyrino, Julio Cesar Ramalho-
dc.description.resumoO processo de soldagem em chapas de aço naval é amplamente usado na indústria naval e offshore, devido ao seu grande potencial para a automatização entre outras vantagens. As tensões residuais e as deformações oriundas do processo de soldagem têm significante influência no desempenho e na confiabilidade da estrutura soldada. A partir de um modelo numérico termo-mecânico-metalúrgico sequencialmente acoplado, desenvolvido num programa de elementos finitos, a tese contribui propondo métodos que auxiliem no estudo da influência da análise metalúrgica sobre as tensões residuais e deformações numa chapa de aço naval. A tese foi dividida em três modelos: térmico, metalúrgico e mecânico. No modelo térmico foi proposta uma metodologia para determinar os parâmetros da fonte de calor para garantir uma distribuição de temperatura adequada, através de um modelo matemático, dados experimentais e modelos numéricos para calibrar e conferir a metodologia. Foram estudados diferentes casos, como a deposição de um cordão de solda e uma junta de filete. No modelo metalúrgico, foram determinadas as deformações causadas pelas transformações de fases das microestruturas considerando o tamanho de grão da austenita prévia, através de um método proposto usando um diagrama de transformação de resfriamento contínuo para soldagem. No modelo mecânico foram modificadas as equações constitutivas usando as subrotinas do programa de elementos finitos para introduzir o incremento das deformações devido à transformação de fase na ZTA. Finalmente, foi analisada a influência das transformações de fase sobre as tensões residuais e deformações para o aço naval DH-36.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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