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http://hdl.handle.net/11422/7199
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pires, Julie de Araujo | - |
dc.contributor.author | Portella, Bruno C | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-11T14:58:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:55Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | PORTELLA, Bruno C. Afeto composto / diálogos entre matéria e a memória familiar. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/7199 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Registros visuais | pt_BR |
dc.subject | Transformação | pt_BR |
dc.subject | Familiares | pt_BR |
dc.subject | Memorial | pt_BR |
dc.subject | Decomposição | pt_BR |
dc.subject | Recomposição | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.title | Afeto composto / diálogos entre matéria e a memória familiar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5637925258074654 | pt_BR |
dc.description.resumo | O projeto pretende investigar, através de um processo recursivo de registros visuais, o espaço dimensional e temporal e o processo de transformação energética entre a materialidade de objetos relicários familiares e a imaterialidade do espaço afetivo memorial, buscando entender o processo de decomposição e recomposição orgânica e poética entre eles. Tudo isso se imprime e se apoia em cima do próprio contexto afetivo familiar do autor, através da documentação livre de uma série de objetos pessoais com uma enorme carga afetiva, ao mesmo tempo que estão sujeitos aos processos naturais ou artificiais que geram um desgaste, ou uma decomposição, que em sí expõem o estado orgânico desses objetos e suas relações, e os colocam em um papel-chave entre vida e morte. Através desse espaço, o autor explora os desdobramentos possíveis de conexão com esses membros familiares na busca de uma ruptura das micropolíticas existentes no âmbito familiar, gerando performances de confronto, que dialogam com os conceitos de memória, família e matéria, em busca de uma conexão não velada. Para que isso ocorra, o estudo pretende funcionar como um artifício de retomada do corpo e da memória. É através do processo de decomposição orgânica de frutas que o autor cria um corpo quase parasita, que penetra os objetos relicários e detentores da memória familiar e, num processo recorrente que dialoga entre a vida e a morte desse corpo, agrega novas marcas e formas de maneira exposta e passível ao tempo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual - Design |
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