Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/7416
Type: | Dissertação |
Title: | Análise da navegação com ECDIS (sistema de apresentação de cartas eletrônicas e informações) utilizando conceitos de engenharia de resiliência |
Author(s)/Inventor(s): | Martins, Monique Mota |
Advisor: | Pires Júnior, Floriano Carlos Martins |
Co-advisor: | Gomes, José Orlando |
Abstract: | O Sistema de apresentação de cartas eletrônicas e informações (ECDIS) tem se tornado elemento chave nos passadiços dos navios e é de grande importância que o navegador interaja bem com o sistema para manter a segurança da navegação. O objetivo do estudo é analisar o sistema cognitivo compartilhado entre o operador e o sistema ECDIS durante a navegação a partir da perspectiva da Engenharia de Resiliência. Os dados para análise foram obtidos por meio de simulação. Conforme consta na convenção Internacional sobre normas e treinamento de marítimos, expedição de certificados e serviços de quarto, a Consciência Situacional (CS) ao utilizar o ECDIS é uma exigência. Para medir a CS dos navegadores conforme a teoria de Endsley, Para tal, foi aplicado um questionário para os participantes do simulado para medição objetiva. O protocolo verbal foi gravado, por meio do processo think aloud e foram utilizados modelos cognitivos funcionais visando compreender o processo mental dos participantes durante a realização da tarefa. Os resultados demonstraram que dificuldades enfrentadas podem gerar alteração de objetivos, mas ainda é possível manter o controle e assim a segurança da navegação. Os resultados sugerem que a visão por esses modelos pode ser completa por conseguir representar e considerar os aspectos de tempo e objetivos do operador. |
Abstract: | The Electronic Chart Display and Information System (ECDIS) has become a key element in ships' bridge and it is of great importance for the officer to interact well with the system to maintain safety of navigation. The objective of the study is to analyze the shared cognitive system between the operator and the ECDIS system during navigation from the perspective of Resilience Engineering. The data for analysis were obtained through simulation. As stated in the International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers (STCW), Situational Awareness (SA) when using ECDIS is a requirement. Therefore the first approach of the work was to try to measure the SA of officer according to Endsley's theory. For that, a questionnaire was applied to the simulation participants for objective measurement. The verbal protocol was recorded through the think aloud process and functional cognitive models were used to understand the participants' mental processes during the task. Results showed that difficulties faced can lead to goal changes, but it is still possible maintain control and thus safety of navigation. The results suggest that the vision for these models can be complete by being able to represent and consider the aspects of time and objectives of the operator. |
Keywords: | Engenharia oceânica Engenharia de resiliência Sistemas cognitivos |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica |
Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Oct-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia Oceânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
865075.pdf | 573.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.