Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/767
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Where amazing happens: o sucesso mundial da NBA
Author(s)/Inventor(s): Silva, Luan Knaya Marques
Advisor: Junqueira, Maria Helena
Abstract: Estudo de caso sobre o sucesso da NBA, a liga norte-americana de basquete, como marca esportiva a partir de estratégias de marketing desenvolvidas nos últimos anos. Mesmo tendo atravessado um grande percalço em 1998, com a aposentadoria do ícone e garoto-propaganda do esporte Michael Jordan, conseguiu estabelecer novas estratégias de marketing e branding, que foram capazes de elevar a marca a um patamar de enorme sucesso. O fã do chamado "melhor basquete do mundo" tem expectativas quase ideais de consumo, por conta de uma comunicação eficaz e bem direcionada. A NBA aproveitou a globalização para criar fãs/consumidores em inúmeros países, que são completamente apaixonados não só por basquete, mas pela NBA - uma marca capaz de proporcionar experiências e estilo. O trabalho discute como a propaganda e o mix de marketing (produto, distribuição, preço e promoção) foram fundamentais para a liga ser um sinônimo de qualidade e possuir credibilidade em todo o mundo globalizado.
Keywords: Marketing
Marca de produtos
Basquete
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Luan Knaya Marques. Where Amazing Happens: o sucesso mundial da NBA. 2010. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LKMSilva.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.