Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/768
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Marketing esportivo: o uso do patrocínio esportivo como alternativa de comunicação
Author(s)/Inventor(s): Cabral, Fernanda de Abreu
Advisor: Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Abstract: Diante de um cenário onde o congestionamento do espaço publicitário é uma realidade, as empresas enfrentam dificuldades para impactar o público-alvo com as suas mensagens. Anunciar custa cada vez mais caro e os consumidores não são capazes de assimilar o enorme número de mensagens as quais estão expostos diariamente. Cabe aos profissionais de marketing encontrar maneiras alternativas e eficazes de comunicação. Este trabalho pretende discutir os fundamentos do marketing esportivo, mostrando de que maneira o esporte pode ser usado como um canal de comunicação com o público. Serão apresentados características e valores do esporte para que seja possível entender como a associação de marcas a este segmento pode contribuir para posicionar, agregar valor e promover uma marca no mercado. Por fim, será analisado um caso de patrocínio do futebol brasileiro, o da marca Olympikus ao Clube de Regatas do Flamengo, para exemplificar o conteúdo abordado ao longo do trabalho.
Keywords: Marketing esportivo
Patrocínio
Futebol
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Dec-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CABRAL, Fernanda de Abreu. Marketing esportivo: o uso do patrocínio esportivo como alternativa de comunicação. 2010. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FCabral.pdf613.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.