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dc.contributor.advisorCardoso, Monica Machado-
dc.contributor.authorVale, Felipe Lima do-
dc.date.accessioned2019-05-02T19:11:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:00Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationVALE, Felipe Lima do. Ativismo no vale do youtube: o papel de influenciadores digitais na formação identitária de jovens LGBT + no Brasil. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7689-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectMídias sóciaspt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleAtivismo no vale do youtube:o papel de influenciadores digitais na formação identitária de jovens LGBT + no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Vidal, Elaine-
dc.contributor.referee1Fry, Peter Henry-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9711256508516518pt_BR
dc.description.resumoExplora os aspectos acerca da formação identitária do jovem LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) brasileiro, investigando mais diretamente a ligação entre a formação identitária e sua ligação com influenciadores e produtores de conteúdo do YouTube. A análise busca compreender a forma como esses influenciadores, enquanto figuras representativas, atuam no desenvolvimento de uma identidade e compreensão do significado social e político do que é ser uma pessoa LGBT+. A primeira etapa do projeto analisa o contexto histórico da comunidade LGBT+ e sua formação enquanto grupo minoritário. Após o entendimento do contexto social, vamos explorar a questão da representatividade online e o papel de influenciadores digitais enquanto formadores de opinião, mais especificamente os produtores de conteúdo do YouTube. Através do referencial teórico proposto, analisamos as relações entre o ativismo e as novas tecnologias, compreendendo como se dá a convergência entre o mundo online e offline. O objetivo do estudo é compreender se esses indivíduos influenciam os jovens em questões de empoderamento, entendimento identitário e assunção da sexualidade, além de buscar pistas sobre a forma como essa influência ocorre. Por meio de questionário online misto, foi realizada uma pesquisa com jovens de 15 a 24 anos que se identificavam ou não como integrantes da comunidade LGBT+, com o objetivo de fazê-los refletir sobre os efeitos do contato online com indivíduos que produzem conteúdo relacionado à diversidade. A partir da análise das respostas obtidas, os resultados apontam que a influência exercida é positiva, fazendo com que os jovens tenham maior compreensão sobre suas sexualidades, além de tomarem conhecimento sobre o significado social da luta e universo LGBT+, reforçando o senso de pertencimento a uma comunidade e o conhecimento sobre a causa e elementos do meio LGBT+.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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