Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/769
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, Augusto Martins Savietto
Orientador: Antoun, Henrique
Resumo: Inicialmente, define os principais aspectos das formas de comunicação mediadas pelo computador que dependem da estrutura descentralizada das redes sociais para mediar as trocas entre usuários no ciberespaço, para então analisar a questão da formação de identidades em comunidades virtuais como os sites de redes sociais, que também são descritos em maior profundidade. Como os indivíduos são forçados a se expressar na internet e a repercussão desta dinâmica são investigadas nesta seção. A seguir, delimita o cenário no qual se insere a subcultura dos imageboards tendo o 4chan como principal exemplo contrário aos sites de redes sociais por se configurar um ambiente anônimo, e exprime suas principais características, dados relevantes e informações relativas ao surgimento de Anonymous. Após a explicação dos eventos que compreenderam o Project Chanology e uma breve descrição da Igreja da Cientologia, uma análise mais detalhada do conceito de ciberativismo busca estabelecer as bases para a proposta dos argumentos que se sucederão. Introduz-se em seguida a teoria do superávit cognitivo proposta por Clay Shirky para a interpretação de movimentos coletivos colaborativos organizados na internet, além de apresentar uma possível releitura do processo de produção e difusão de informação na rede. Por fim, conclui ao propor uma relação entre o Project Chanology e o excedente mobilizador de capacidade intelectual presente nos usuários da web, ressaltando o caráter ativo de participação destes no novo cenário midiático.
Palavras-chave: Mídias sociais
Cibercultura
Redes sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SAVIETTO, Augusto. Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology. 2010. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/11422/769
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABarbosa.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.