Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/7918
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Food Fight: adaptação cultural da campanha de sal de fruta ENO para o Brasil e para a América Latina
Author(s)/Inventor(s): Padilha, Gabriel
Advisor: Fernandes, Amaury
Abstract: Análise sobre o processo de adaptação cultural de campanhas publicitárias globais para o microcosmo da cultura local. A abordagem teórica parte das observações de Canclini, e das estruturas citadas por Roland Barthes, contraponto com a visão de Johansson sobre a comunicação “glocal”. Para a coleta de dados, foi feito um estudo de caso sobre o processo criativo da adaptação da campanha “Food Fight”, de Sal de Fruta ENO, com entrevistas dos profissionais envolvidos. Esse método de pesquisa tem forte caráter etnográfico, em um paralelo ao “Antropólogo e sua magia” de Vágner Gonçalves da Silva, uma vez que o autor estuda e participa ativamente do processo de criação da campanha supracitada e traz um relato do ponto de vista de quem esteve por dentro do processo. O objetivo dessa análise é compreender as mudanças pelas quais passa o mercado publicitário e tentar mapear quais são os benefícios e os problemas dessa nova maneira de trabalhar, uma vez que essa mudança pode representar uma intensa reorganização na maneira como o mercado de comunicação se estrutura. Os resultados apontam que essa mudança representam um cenário positivo para as empresas que detém as marcas, mas que é predominantemente prejudicial para as agências e para o resultado final da comunicação.
Keywords: Campanhas publicitárias
Globalização
Ajustamento social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Jul-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PADILHA, Gabriel. Food Fight: adaptação cultural da campanha de Sal de Fruta ENO para o Brasil e para a América Latina. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GPadilha.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.