Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/794
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira
Author(s)/Inventor(s): Gerolimich, Guilherme de Mello Paciello
Advisor: Burrowes, Patricia Cecilia
Abstract: Analisa os efeitos do recurso humorístico autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira, sobretudo na peça publicitária Donti Révi Caspa, do xampu anticaspa Head & Shoulders, da marca P&G. Essa peça conta com o celebrity endorsement do técnico de futebol Joel Santana, conhecido por ter dificuldades na pronúncia da língua inglesa. Joel, ao reconhecer suas próprias limitações no comercial, faz graça consigo mesmo, e gera um efeito cômico cujo poder persuasivo tende a ser ainda maior do que um anúncio com humor não-autodepreciativo. A análise é feita sobre esse poder de persuasão da autocrítica cômica na propaganda, e sobre os efeitos sentidos tanto pela marca anunciante quanto pelo público consumidor. A base teórica debruça-se sobre todas as três diferentes teorias do humor, a fim de correlacionar cada uma com o recurso autodepreciativo e seus efeitos na criação de empatia.
Keywords: Comédia
Propaganda brasileira
Humor negro
Publicidade audiovisual
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GEROLIMICH, Guilherme de Mello Paciello. O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GGEROLIMICH.pdf622.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.