Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/7948
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Presas e loucas: o processo de vinculação da mulher à loucura e a psiquiatrização das encarceradas nas cadeias femininas
Author(s)/Inventor(s): Mendonça, Maria Clara da Silva Felipe
Advisor: Carvalho, Salo de
Abstract: A afirmação de que toda mulher é louca em algum nível é resultado de um processo gradativo e cruel de vinculação da mulher à loucura. Baseando-se nas teorias demonológicas e criminológicas, e apoiando-se na aproximação dos discursos médico-legais, a figura da mulher naturalizou-se como também uma figura da loucura. Vivendo em uma sociedade machista e patriarcal, a necessidade de controlar a população feminina encontrou no controle terapêutico, e, consequentemente na psiquiatrização, um caminho que permitiu neutralizar a mulher, deixando-a em segundo plano, sempre submissa ao homem. Esse fenômeno atravessou os muros dos presídios, e as cadeias encontraram no controle terapêutico uma forma de controlar as mulheres encarceradas, mantendo-as mais calmas dia após dia. Essa prática, apesar de comum, é pouco discutida nos ambientes acadêmicos. Nesse sentido, durante todo o trabalho, busca-se criticar a naturalização da mulher como louca e, para além disso, do uso da medicina como forma de punição e controle das mulheres presas.
Keywords: Mulher
Loucura
Criminologia feminista
Controle terapêutico
Psquiatrização
Punição
Woman
Madness
Feminist criminology
Therapeutic control
Psychiatrisation
Punishment
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MENDONÇA, Maria Clara da Silva Felipe. Presas e loucas: o processo de vinculação da mulher à loucura e a psiquiatrização das encarceradas nas cadeias femininas. 2018. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCSFMendonça.pdf313.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.