Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/7969
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Estudo diagnóstico de ensino-aprendizagem da óptica geométrica |
Author(s)/Inventor(s): | Morais, André Canellas de |
Advisor: | Barros, Susana de Souza |
Abstract: | Como resultado de pesquisas que se iniciaram na década de 70, foi observado que as pessoas são levadas a criar explicações para os fenômenos que as cercam empiricamente, por deduções próprias ou erroneamente ensinadas por terceiros. Segundo BARROS et al., 86, “atualmente é amplamente aceito que os indivíduos desenvolvem crenças e ideias para explicar o mundo que os cerca, muito antes de receber qualquer instrução formal”. Além de se formarem a partir do contato direto com o mundo físico, estas noções também se formam através da experiência indireta com o mesmo, como mencionado por (ZYLBERSZTAJN, 83) : “mediada pela interação social e linguística com o círculo familiar, comunidade e meios de comunicação”. Estas crenças e ideias têm recebido diversas denominações ao longo destas três décadas de pesquisas: concepções intuitivas, espontâneas, contextualmente errôneas, alternativas, ou ainda pré-concepções e senso comum. Neste trabalho será usada a nomenclatura concepções alternativas, para a qual a bibliografia mais atual consultada parece convergir. |
Keywords: | Óptica geométrica |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Apr-2002 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACMorais.pdf | 3.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.