Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8003
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Entropia e a segunda lei da termodinâmica: uma abordagem alternativa para o ensino médio |
Author(s)/Inventor(s): | Teles, Marcio Alberto de Brito |
Advisor: | Chaves, Francisco Arthur Braun |
Abstract: | Na tentativa de explicação de certos fenômenos, em particular o que foi exemplificado na citação acima, os pensadores, filósofos e cientistas começaram a arquitetar certos conceitos e teorias consideradas importantíssimas para a evolução da ciência e em particular da Física. Dentre elas podemos citar a criação do conceito denominado entropia. A formulação do conceito de entropia pode ser considerado como um dos grandes avanços da ciência. Pois, possibilitou que fosse constituída parte da base teórica da termodinâmica, de certos processos (fenômenos) ditos irreversíveis e o alicerce da mecânica estatística. |
Keywords: | Entropia Termodinâmica Ensino médio |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2010 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MABTeles.pdf | 8.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.