Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8021
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Construção e análise de um circuito ôhmico com material alternativo |
Author(s)/Inventor(s): | Souza, Vitor Ribeiro de |
Advisor: | Soares, Vitorvani |
Abstract: | Neste trabalho, apresentamos as etapas de construção de um circuito ôhmico com material alternativo. O circuito proposto é constituído por uma bateria de limão, placas de cobre e zinco e com um material resistivo pintado com grafite de lápis. Durante a construção e análise deste circuito, observamos o comportamento da DDP na fonte e nos resistores e nos deparamos com alguns comportamentos singulares. Na busca por respostas para estes comportamentos, descobrimos a existência de uma resistência interna da fonte. Utilizando dois experimentos simples, determinamos o valor desta resistência interna. Este trabalho se insere em uma proposta pedagógica mais ampla envolvendo o ensino de conceitos iniciais de um circuito elétrico tais como o gerador de corrente elétrica, a corrente elétrica, a resistência elétrica do circuito e a resistência elétrica do gerador. Abordamos também alguns aspectos didáticos relativos ao ensino de física e a inserção de atividades experimentais nas práticas pedagógicas. Realizamos ainda, uma breve abordagem histórica sobre o desenvolvimento da teoria elétrica e dos circuitos elétricos. |
Keywords: | Semicondutores Ensino de física |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DOS FLUIDOS, FISICA DE PLASMAS E DESCARGAS ELETRICAS |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2010 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VRSouza.pdf | 6.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.