Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8031
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Mudança climática e o livro didático
Author(s)/Inventor(s): Marques, Odylio Denys Soares
Advisor: Barros, Fernando de Souza
Abstract: Do ponto de vista da Física, as variações climáticas, ou mudanças climáticas, como a maioria dos autores costuma tratar, não é apenas com relação a períodos de aquecimento, mas também com eras de resfriamento ou glaciais. A nossa preocupação com o clima ou mudança climática, à primeira vista, é uma questão da nossa própria preservação ecológica do planeta Terra. A pergunta inicial é se os livros didáticos de física do ensino médio têm material suficiente, ao longo dos três anos de estudos, para uma boa formação dos alunos no tópico em questão? Como pode o professor escolher, entre textos e exercícios dos livros, quais irão contribuir para essa formação? E quando o livro não tem informação suficiente, deve o professor encontrar outras fontes de pesquisa e passar um resumo para os seus alunos? Adicionalmente, este é também o objetivo desta monografia: relacionar os problemas e complementar os dados colocando em evidência os tópicos necessários para que o aluno, ao término dos três anos de estudo, tenha adquirido conhecimento suficiente para inferir sobre as questões climáticas.
Keywords: Mudança climática
Ensino de física
Ensino médio
Livro didático
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Jun-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ODSMarques.pdf17.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.