Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8191
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Eclipses e os movimentos dos astros: uma abordagem histórica
Author(s)/Inventor(s): Figueira, Adriano Jorge
Advisor: Santos, Wilma Machado Soares
Abstract: Baseando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, forma preparadas aulas fazendo-se uso de toda uma sistemática voltada à identificação de conhecimentos prévios relevantes ("subsumers" ou conceitos âncora) e, após esta identificação, faz-se da História uma ponte entre o que o aluno sabe e o que se pretende ensinar. A articulação histórica dos conceitos facilita a quebra com a aprendizagem mecânica. Além dos experimentos e sugestões de planos de aula, este trabalho culmina com parte da história do desenvolvimento dos conceitos relacionados à Gravitação; os conceitos e os grandes pensadores aparecem em ordem cronológica, cobrindo uma faixa de 2600 anos (desde 600 a.C). O material é justificado pelo intuito de possibilitar ao professor selecionar os trechos e linhas de raciocínio a seguir com sua turma, abrindo o leque de possibilidades de abordagens históricas, de acordo com cada tópico do assunto.
Keywords: Ensino de física
Ensino e aprendizagem
História da ciência
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Oct-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AJFigueira.pdf9.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.