Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8191
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Eclipses e os movimentos dos astros: uma abordagem histórica |
Author(s)/Inventor(s): | Figueira, Adriano Jorge |
Advisor: | Santos, Wilma Machado Soares |
Abstract: | Baseando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, forma preparadas aulas fazendo-se uso de toda uma sistemática voltada à identificação de conhecimentos prévios relevantes ("subsumers" ou conceitos âncora) e, após esta identificação, faz-se da História uma ponte entre o que o aluno sabe e o que se pretende ensinar. A articulação histórica dos conceitos facilita a quebra com a aprendizagem mecânica. Além dos experimentos e sugestões de planos de aula, este trabalho culmina com parte da história do desenvolvimento dos conceitos relacionados à Gravitação; os conceitos e os grandes pensadores aparecem em ordem cronológica, cobrindo uma faixa de 2600 anos (desde 600 a.C). O material é justificado pelo intuito de possibilitar ao professor selecionar os trechos e linhas de raciocínio a seguir com sua turma, abrindo o leque de possibilidades de abordagens históricas, de acordo com cada tópico do assunto. |
Keywords: | Ensino de física Ensino e aprendizagem História da ciência |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Oct-2007 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AJFigueira.pdf | 9.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.