Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8210
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Proposta para ensino experimental de Hidrostática
Author(s)/Inventor(s): Pimenta, Gladston Francisco Paolucci
Advisor: Sousa, João José Fernandes de
Abstract: Neste trabalho desenvolvemos uma proposta de apresentação do conteúdo de Hidrostática para o ensino médio. A proposta tem por base a utilização de experimentos acompanhados de roteiros programados, criados levando-se em consideração a interação do aluno com o experimento, calcado na construção do conhecimento de forma gradativa, onde a interação entre o aluno e o experimento apoia-se no conhecimento prévio adquirido nas observações anteriores. Os textos fora meticulosamente preparado para tal, propiciando uma interação dinâmica do aluno com o experimento. O presente trabalho apresenta um planejamento do curso de Hidrostática, incluindo os objetivos a serem alcançados em cada conteúdo conceituai. Dentro do conteúdo de Hidrostática, o tema Força de Empuxo foi selecionado para um maior detalhamento. Para este tema, é apresentado um plano de aula detalhado. Os experimentos a serem utilizados neste tema foram criados pelo autor, assim como os respectivos roteiros programados. São experimentos de simples construção, que podem ser reproduzidos nas escolas ou adquiridos no mercado.
Keywords: Propulsão
Hidrostática
Peso e medidas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PIMENTA, Gladston Francisco Paolucci. Proposta para ensino experimental de Hidrostática. 2007. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GFPPimenta.pdf7.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.