Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8230
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A radiação no interior da terra e sua influência em terremotos, maremotos e erupções vulcânicas
Author(s)/Inventor(s): Rodrigues, Martha Monique Nogueira
Advisor: Coelho, Luiz Felipe
Abstract: Este trabalho apresenta uma proposta de se abordar no ensino médio alguns conceitos de física moderna e suas aplicações em diversas situações como, por exemplo, em Geociências onde o calor interno da Terra é provavelmente alimentado pela desintegração radioativa dos minerais. Trataremos os conceitos de átomo, desintegração atômica e radiação. Seguindo a orientação do Ministério da Educação no sentido de abordar tópicos de ciência moderna no ensino médio. Começamos o presente trabalho discutindo sobre a atual política educacional brasileira e a questão do ensino de física no nível médio e abordamos os conceitos mencionados acima, que também são vistos nas aulas de química, porém de forma superficial. Em seguida, a título de motivação, discutimos as aplicações, desses conceitos em fenômenos observados na Terra: os terremotos e os maremotos ("Tsunamis").
Keywords: Condução do calor
Física moderna
Ensino médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RODRIGUES, Martha Monique Nogueira. A radiação no interior da terra e sua influência em terremotos, maremotos e erupções vulcânicas. 2007. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMNRodrigues.pdf7.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.