Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8233
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Olhando para o céu: uma proposta para uma educação libertadora
Author(s)/Inventor(s): Silva, Munique Vieira da
Advisor: Coelho, Luiz Felipe de Souza
Abstract: Este trabalho apresenta noções básicas do tema "Céu e Universo" a alunos do curso normal de escolas públicas, de modo a romper o ciclo da desinformação a respeito do assunto. A proposta baseia-se firmemente na existência de uma responsabilidade do professor de física como educador, não só preocupando-se com o ensino médio, mas na educação como um todo. O tema "Universo, terra e vida" está incluído no programa da disciplina Física nos Parâmetros curriculares nacionais (PCN), mas defende-se aqui que este tema deve ser explorado desde as fases iniciais do ensino fundamental, de modo a estimular o interesse pela ciência e ajudar a evitar a aversão bastante conhecida que os alunos têm por Física. Para explorar o tema no ensino fundamental, as professoras das séries iniciais devem possuir conhecimentos sobre o assunto. Como hoje as professoras de primeira a quarta séries (ainda não cumprindo a exigência da LDBEN/96) são formadas no ensino normal, este trabalho é dirigido a este nível de ensino.
Keywords: Ensino de física
Ensino de ciências
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Mar-2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Munique Vieira da. Olhando para o céu: uma proposta para uma educação libertadora. 2008. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MVSilva.pdf14.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.