Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8239
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Serviço social: cotidiano e processo de formação
Author(s)/Inventor(s): Xistra, Michelle da Silva
Advisor: Coelho, Marilene Aparecida
Abstract: Estuda a categoria cotidiano como uma esfera insuprimível e ineliminável do ser social e a importância do conhecimento sobre esta categoria na formação profissional do assistente social. Para tal proporcionamos uma análise histórico-crítica acerca da construção do ser social, dos fundamentos da vida cotidiana, das características particulares do desenvolvimento do capitalismo na realidade brasileira, de como o Serviço Social se consolidou como profissão em meio a esse processo histórico e como a categoria cotidiano comparece no processo de formação do assistente social na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ), segundo o projeto pedagógico da mesma. Foram desenvolvidos estudo bibliográfico e pesquisa documental. A pesquisa documental teve como fonte as Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) 1996, Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Serviço Social (ESS/UFRJ) 2008 e a Política Nacional de Estágio (PNE/ABEPSS) 2010.
Keywords: Serviço social
Assistentes sociais
Formação profissional
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: XISTRA, Michelle da Silva. Serviço social: cotidiano e processo de formação. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MXistra.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.