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dc.contributor.advisorBarreiros, Daniel de Pinho-
dc.contributor.authorAyres, Victor Rabello-
dc.date.accessioned2019-05-31T22:56:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:55Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8270-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia e Educação - Evoluçãopt_BR
dc.subjectEconomia e Educação - Percepçãopt_BR
dc.subjectEconomia e Educação - Responsabilidadept_BR
dc.titleEconomia e educação : percepção, evolução e responsabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7428542284619130pt_BR
dc.description.resumoFoi apenas após o fim da Segunda Guerra Mundial que o campo das Ciências Econômicas e o da Educação começaram de fato a dialogar. Antes vista apenas como bem de consumo, a percepção do economista sobre o objeto Educação sofreu alguns pontos de inflexão ao longo dos anos. Entretanto, certamente ficou clara a mudança em prol da Educação como forma de investimento. Esta consolidação seria a responsável por sedimentar a fundação da área de pesquisa da Economia da Educação, vigente até hoje. O movimento, bem situado temporalmente, precisou rapidamente tomar posição sobre diversas questões de cunho ético, sociológico e filosófico quanto ao significado e ao fim último da Educação, o que teve impactos diretos sobre as formulações político-estratégicas internacionais e sobre os planos de desenvolvimento nacional. Tamanha necessidade reflete, consequentemente, as mencionadas percepções sobre o tema, assim como o grau de responsabilidade incutido às Ciências Econômicas e ao próprio economista frente às demandas globais. A evolução dessa relação, entre Economia e Educação, bem como seus percalços, sucessos e entraves, são o ponto focal do presente trabalho, que busca entender de que maneira as Ciências Econômicas incorporaram esse complexo objeto ao seu escopo de pesquisa e fomento, conformando um novo campo autônomo – a Economia da Educação. Para melhor refinar as indagações levantadas, o trabalho lançará mão, de maneira pontual, do instrumental kuhniano, em particular, sua articulação sobre paradigmas científicos, e, tangencialmente, das principais influências do ponto de vista sistêmico, ou seja, as repercussões dos acontecimentos e agendas externas sobre o desenvolvimento da área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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