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dc.contributor.advisorLa Rovere, Renata Lèbre-
dc.contributor.authorD'Assumpção, Lorena Luz-
dc.date.accessioned2019-06-08T19:17:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8340-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeorias da discriminação nos mercadospt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPopulação negrapt_BR
dc.titleEmpreendedorismo e discriminação racial no mercado de trabalho brasileiro: um estudo de caso da rede de salões Beleza Naturalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2861424806494103pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca expor o arcabouço das teorias da discriminação nos mercados existentes na teoria econômica para maior entendimento da construção das relações raciais brasileiras. Dada a complexidade e ambiguidade em que se formaram, estas assumem um carácter de assimilacionismo e hierarquização. Nesse sentido, o mercado de trabalho brasileiro das últimas décadas conta com resíduos do período de pós emancipação da escravidão no país. A manutenção desse quadro é sustentada e reafirmada pela percepção – e autopercepção – negativa de negros e negras. Como alternativa ao desemprego e ao subemprego, esses indivíduos tem buscado opção no autoemprego e na atividade empreendedora. Esse processo pode impactar positivamente a identidade da população negra de diversas formas, como ilustrado no caso exposto nesta monografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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