Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8449
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGastaldoni, Dante-
dc.contributor.authorCastro, Jose Rafael Alves Machado Rangel de-
dc.date.accessioned2019-06-12T19:04:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:00Z-
dc.date.issued2017-11-29-
dc.identifier.citationCASTRO, Jose Rafael Alves Machado Rangel de. De Botucatu à Líbia: as imagens da dor em André Liohn. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8449-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotojornalismopt_BR
dc.subjectCorrespondentes de guerrapt_BR
dc.titleDe Botucatu à Líbia: as imagens da dor em André Liohnpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1793875080581837pt_BR
dc.contributor.referee1Fatorelli, Antonio Pacca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4404878872890292pt_BR
dc.contributor.referee2D’Amaral, Marcio Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122pt_BR
dc.description.resumoCentrado na trajetória de André Liohn, paulista de Botucatu que se fez fotojornalista ao sabor do acaso e conquistou um dos mais expressivos prêmios do fotojornalismo internacional - a Gold Medal Robert Capa –, sem ao menos saber quem era Robert Capa, este trabalho reflete sobre a prevalência da imagem na cobertura das zonas de conflito e sobre a relação historicamente determinada entre fotojornalismo e conflitos bélicos. A ideia é tentar entender o que leva profissionais talentosos e extremamente sensíveis a mergulhar no caos, na violência e na dor de um conflito armado, mapeando, em paralelo, a natureza da atividade, ao longo da história, através da trajetória de três fotógrafos referenciais: o húngaro Robert Capa, o inglês Don McCullin e o norte-americano James Natchwey. As reflexões propostas também exploram os valores éticos que compõem a documentação imagética das nossas tragédias contemporâneas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCastro.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.