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dc.contributor.advisorSiqueira, Luana de Souza-
dc.contributor.authorOliveira, Thamiris de-
dc.date.accessioned2019-06-13T14:52:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thamiris de. Análise das relações de gênero na educação básica no município do Rio de Janeiro: crítica à (cis) heteronormatividade. 2016. 111 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8457-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPolítica socialpt_BR
dc.titleAnálise das relações de gênero na educação básica no município do Rio de Janeiro: crítica à (cis) heteronormatividadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2121997400980987pt_BR
dc.contributor.referee1Morgado, Rosana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4281701886369977pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Vanessa-
dc.description.resumoObserva as implicações sobre o interesse de desenvolver o tema do trabalho: gênero e educação básica. Realizar-se-á também uma análise crítica a economia política sobre as/os sujeitas/os transformadoras/es da realidade e seus protagonismos e táticas frente as desigualdades de gênero numa sociedade dividida em classes sociais e violentamente opressiva. Proporemos então, analisar a realidade a partir de leituras críticas e marxianas, compreendendo os estudos de gênero e sexualidade, já vastamente acumulados pelas ciências sociais. Para tanto, pode ser estranho a/o leitora/r o uso de materiais provindos da pós-modernidade ou outros saberes, que procurar-se-á criar pontes que se interligam mais do que se dividem. Mormente, o método utilizado para desvelar a realidade será através da dialética e materialismo histórico. Trataremos em questão as categorias de opressão e exploração, as quais se exponenciam e ganham novas funcionalidades no capitalismo consolidado, questionando as assimetrias de gênero e sua (não) binaridade, suas particularidades, singularidade e universalidade como base de mediação dos conteúdos aqui descritos. Discute a “Questão Social” e o surgimento das políticas sociais, tendo em vista sua lógica e funcionalidade na produção e reprodução da vida no sistema capitalista. Especificamente, estuda-se a educação enquanto política social e os parâmetros legais que norteiam as discussões de gênero no sistema educacional e em políticas públicas inclusivas que combatam o preconceito e discriminações e o acesso desigual da riqueza socialmente produzida. Problematiza-se as redes de violência e discriminação que geram exclusão parcial ou total do processo escolar de determinadas identidades, e também o exercício de uma cidadania inconclusa, incompleta, parcial. Conclui trazendo as perspectivas marxianas para o salto qualitativo da educação e uma sociedade outra, com vistas a emancipação humana, libertando-se da exploração de um sobre a/o outra/o, e de que maneira, uma sociedade qualitativamente melhor poderá erradicar “mais facilmente” as opressões no conjunto da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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