Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8488
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estratégias de comunicação e marketing no reposicionamento de museus de arte: uma análise do Museu Nacional de Belas Artes
Author(s)/Inventor(s): Leite, Marina Menezes
Advisor: Fragozo, Fernando Soares
Abstract: Apresenta e analisa as atuais estratégias de comunicação adotadas pelo Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, e observar quais circunstâncias políticas, organizacionais e de desenvolvimento de políticas públicas tiveram influência expressiva em sua estruturação ao longo de seus oitenta anos de existência. Busca-se entender historicamente quais os caminhos que guiaram o MNBA até sua concepção atual. Além disso, o trabalho recria um breve histórico da institucionalização da cultura no Brasil, considerando nesse processo fatos do contexto global. O estudo também visa analisar como se constrói o discurso do Museu sobre si mesmo, procurando perceber que aspectos do marketing, conceituados por Philip Kotler, são implementados nessa construção e estão presentes nas ações de divulgação e gestão do museu assim como são absorvidas as novas práticas e ferramentas tecnológicas disponíveis na área de comunicação. Têm-se como objetivo secundário criar um quadro panorâmico da atuação dos principais museus da região central – a saber, CCBB, MAR, MdA e MNBA – para fazer um comparativo da incorporação das redes sociais como extensão do museu e como reforço de discurso de marca.
Keywords: Museu Nacional de Belas Artes (Brasil)
Marketing cultural
Cultura
Estratégia da comunicação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Jul-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LEITE, Marina Menezes. Estratégias de comunicação e marketing no reposicionamento de museus de arte: uma análise do Museu Nacional de Belas Artes. 2018. 148 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MLeite.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.