Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/849
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Ensinando a ser menina: as princesas da Disney e o processo de socialização infantil
Author(s)/Inventor(s): Kuo, Catarina Nae Yen
Advisor: Goidanich, Maria Elisabeth
Abstract: Analisa as modificações na representação feminina em animações produzidas pelo Walt Disney Animations Studios, adaptadas de clássicos contos de fadas. Fazendo referência a teses que abordam a relação da criança com a mídia e a dicotomização dos gêneros, reflito sobre a mudança do papel da mulher em três longas-metragens: “Cinderela” (1950), “A Pequena Sereia” (1989) e “Frozen” (2013), através das letras das músicas interpretadas pelas protagonistas – que expressam os sentimentos mais íntimos destas. Para isto, realizo uma revisão teórica sobre a força do discurso midiático no imaginário infantil e como ele produz e reproduz o cenário social. Busca compreender como a construção das protagonistas femininas calcada na distinção de gênero exerce influência sobre as atividades socializadoras da criança, instruindo-a sobre seu papel como agente social.
Keywords: Infância
Comportamento
Identidade
Animação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Jul-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: KUO, Catarina Nae Yen. Ensinando a ser menina: as princesas da Disney e o processo de socialização infantil. Rio de Janeiro. 2015. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CKUO.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.