Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/856
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: APL de petróleo, gás e energia da região metropolitana de Salvador e do Recôncavo baiano: o papel da governança no desenvolvimento do arranjo
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Irina Santos da
Orientador: Matos, Marcelo Gerson Pessoa de
Resumo: Analisa os impactos da mudança de Governança e de ações coordenadas no desempenho do Arranjo Produtivo Local (APL) de Petróleo Gás e Energia da Região Metropolitana de Salvador e do Recôncavo Baiano, segundo os conceitos apresentados pelos principais autores e instituições no referencial teórico exposto no primeiro capítulo. Essa análise é feita com base em dois estudos sobre o APL, realizados em 2003 e em 2012 para avaliar o desenvolvimento do arranjo nesse período. Para isso, foi feita uma avaliação da evolução de indicadores socioeconômicos e de informações sobre a região, a fim de constatar variações na produção de petróleo e em indicadores como Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e renda per capta, para mensurar o impacto das ações conjuntas realizadas. Ao comparar estudos e levantamentos feitos em diferentes momentos, é possível traçar um panorama do desenvolvimento das estruturas produtivas e de governança do APL. Foi constatado que, apesar das diversas iniciativas de governança no sentido de criar instituições para aumentar a interação entre os atores do arranjo, a produção de petróleo não aumentou no período analisado. No entanto, essas iniciativas foram importantes para o aumento do número de empresas e vínculos formais em atividades ligadas à produção de petróleo. Portanto, a governança foi relevante para a geração de emprego e renda, tendo impacto socioeconômico positivo nos municípios do APL.
Palavras-chave: Arranjo produtivo local
Indústria petrolífera
Salvador (BA)
Recôncavo baiano
Governança
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/856
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Irina Final.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.