Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/858
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dc.contributor.advisorVaz, Paulo Roberto Gibaldi-
dc.contributor.authorZschoerper, Alessandra-
dc.date.accessioned2016-10-06T15:18:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:44Z-
dc.date.issued2016-03-15-
dc.identifier.citationZSCHOERPER, Alessandra. Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/858-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectComercialpt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectPersuasãopt_BR
dc.titleVende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5987778390189807pt_BR
dc.contributor.referee1Rett , Lucimara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309pt_BR
dc.contributor.referee2Serpa , Marcelo Helvecio Navarro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642pt_BR
dc.description.resumoInvestiga o comercial televisivo humorístico contemporâneo, buscando identificar se o humor, presente até mesmo nas sociedades mais antigas, possui real eficácia como estratégia persuasiva na publicidade televisiva, auxiliando na transmissão efetiva da mensagem. Ademais, procura-se desvendar os efeitos psicológicos promovidos por tal comercial ao telespectador, benéficos à publicidade televisiva e às marcas anunciantes. No primeiro momento, realizou-se uma revisão teórica dos estudos dos principais autores contemporâneos acerca do riso e seus efeitos. Seguindo, refletimos acerca das necessidades pelas quais o comercial televisivo vem passando e seus mecanismos de persuasão. Após, compreendemos como a publicidade que não possui foco nas qualidades reais do produto ou serviço, nem em um estilo de vida proposto ao que o compra, mas essencialmente visa proporcionar o riso, consegue gerar vendas e cativar os consumidores em direção às marcas: chamando a atenção, entretendo, diminuindo a crítica e fazendo com que o telespectador se sinta superior. Dessa maneira, observamos como o humor resgata a atenção ao comercial televisivo e sua capacidade, se utilizado corretamente, de criar laços afetivos entre consumidores e marcas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

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