Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8692
Type: | Dissertação |
Title: | O manual para a entrada de dados de monografias na Base Minerva: avaliação por catalogadores da UFRJ |
Author(s)/Inventor(s): | Jardim, Maria Luiza Cavalcanti |
Advisor: | Hildenbrand, Lucí Mary Araújo |
Abstract: | O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade técnica do Manual para a Entrada de Dados de Monografias na Base Minerva, utilizado por bibliotecários catalogadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O estudo foi conduzido a partir da abordagem centrada nos consumidores. Padrões das categorias de utilidade, adequação e precisão do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation foram consultados e adaptados de modo a subsidiar a construção do instrumento de avaliação. Com 19 itens, o instrumento teve validade técnica atribuída por especialista em Avaliação, e de conteúdo, por duas bibliotecárias da UFRJ. O instrumento foi enviado eletronicamente aos catalogadores, obtendo-se a devolução de 50. Os resultados da avaliação mostram o atendimento do Manual aos padrões de utilidade, que obteve o melhor desempenho, e de precisão, cujo atendimento foi o mais alto e equilibrado no estudo. Quanto aos padrões de adequação, apenas metade deles foi atendido. A avaliação mostra que o Manual, dadas as suas qualidades técnicas, cumpre a função de nortear as atividades de catalogação da Instituição. Recomenda, ainda, melhorias no tocante a diversidade da exemplificação e a abrangência das informações apresentadas, considerando-se as especificidades dos itens do acervo e a experiência profissional dos catalogadores. |
Abstract: | The purpose of the present study is to evaluate the technical quality of the Handbook for the Insertion of Monograph Data into Base Minerva (Manual para a Entrada de Dados de Monografias na Base Minerva), used by librarians of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) dedicated to cataloguing. The study was conducted from a consumer-based standpoint. Evaluation standards in the categories of utility, propriety and accuracy of the Joint Committee on Standards for Educational Evaluation were consulted and adapted in order to subsidize the creation of the evaluation tool. With 19 items, the tool has been technically validated by an evaluation expert and its content has been validated by two librarians from UFRJ. The tool has been sent by electronic means to cataloguers and 50 answers were received. The evaluation results evidence the compliance of the Handbook with utility standards, which had the best performance, and accuracy standards, whose compliance level were the highest and most balanced in the study. As to the adequacy standards, only half of them have been complied with. The evaluation evidences that the Handbook, given its technical qualities, plays the role of guiding the Institution cataloging activities. The study suggests improvements on the variety of examples and scope of information provided, considering the peculiarities of the items of each collection and the professional experience of cataloguers. |
Keywords: | Catalogação Formato MARC Base Minerva Catalogadores |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Program: | Curso de Mestrado Profissional em Avaliação |
Production unit: | Programa de Pós-Graduação |
Publisher: | Faculdade Cesgranrio |
Issue Date: | 16-Dec-2014 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | JARDIM, Maria Luiza Cavalcanti. O manual para a entrada de dados de monografias na Base Minerva: avaliação por catalogadores da UFRJ. 2014. 67 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Avaliação, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2014. |
Appears in Collections: | Teses e Dissertações de outras Instituições |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MLCJardim.pdf | 627.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.