Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaleólogo, Diego-
dc.contributor.authorSantos, Carlos Alberto Silva dos-
dc.date.accessioned2019-07-09T20:21:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:13Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Carlos Alberto Silva dos. Da cozinha ao Olimpo: a construção de personagens no programa MasterChef Brasil. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8741-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramas de televisãopt_BR
dc.subjectAspectos sociaispt_BR
dc.subjectReality showpt_BR
dc.titleDa cozinha ao olimpo: a construção de personagens no programa MasterChef Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1304509351351200pt_BR
dc.contributor.referee1Torquato, Chalini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2809165635300769pt_BR
dc.contributor.referee2Sacramento, Igor Pinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1758813567228605pt_BR
dc.description.resumoObserva a construção de um reality show a partir de seus participantes; usando como base o pressuposto apresentado por John Corner de que num reality show cada participante interpreta a si mesmo numa espécie de performance do real, até que ponto os competidores de um talent show são apenas pessoas comuns e quando se tornam algo além disso? Em que momento a pessoa deixa de ser um indivíduo e se torna um símbolo? Usando como base de análise a quarta temporada do programa MasterChef Brasil, exibida pela Rede Bandeirantes em 2017, esta monografia pretende observar como os conceitos de mito e herói de Joseph Campbell são aplicados na narrativa do reality show; tem por objetivo entender como o resgate de motivos mitológicos e os arquétipos de Jung são utilizados na construção narrativa do programa, transformando-o de uma competição culinária em um embate entre bem e mal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSantos.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.